SOBRE O CFW-10
O inversor de freqüência CFW-10 possui o método controleV/F (escalar).O controle V/F (escalar) é recomendado para aplicações maissimples como o acionamento da maioria das bombas e ventiladores.Nestes casos é possível reduzir as perdas no motore no inversor utilizando a opção “V/F Quadrática”, o queresulta em economia de energia. O controle V/F também éutilizado quando mais de um motor é acionado por um inversorsimultaneamente (aplicações multimotores).
Acionamentos Típicos Acionamento 1
Com a programação padrão de fábrica é possível a operaçãodo inversor no modo local com as conexões mínimasda Figura 3.6 (Potência) e sem conexões no controle. Recomenda-se este modo de operação para usuários que estejamoperando o inversor pela primeira vez, como forma deaprendizado inicial. Note que não é necessária nenhuma conexãonos bornes de controle.
Acionamento 2
Habilitação de comando via bornes.
NOTA!
A referência de freqüência pode ser via entrada analógicaAI1 (como mostrado na figura anterior), via HMI ou qualqueroutra fonte (ver descrição dos parâmetros P221 eP222).Para este modo de acionamento, caso ocorrer uma falha da rede com a chave S3 na posição “GIRAR”, no momento emque a rede voltar o motor é habilitado automaticamente.O acionamento 2, não é possível configurar no CFW-10 versãoClean
Acionamento 3
Habilitação da função Liga / Desliga (comando a três fios):Programar DI1 para Liga: P263=13Programar DI2 para Desliga: P264=14Programar P229=1 (comandos via bornes) no caso em quedeseja-se o comando a 3 fios no modo local.Programar P230=1 (comandos via bornes) no caso em quedeseja-se o comando a 3 fios no modo remoto.Sentido de Giro:Programar P265=5 (DI3) ou P266=5 (DI4), de acordo com aentrada digital (DI) escolhida.Se P265 e P266 ≠ 0, o sentido de giro é sempre horário.
NOTA!
S1 e S2 são botoeiras pulsantes liga (contato NA) e desliga(contato NF) respectivamente.A referência de freqüência pode ser via entrada analógicaAI1 (como mostrado no Acionamento 2), via HMI ou qualqueroutra fonte (ver descrição dos parâmetros P221 eP222).Para este modo de acionamento, caso ocorrer uma falhada rede com o inversor habiltado (motor girando) e as chavesS1 e S2 estiverem na posição de descanso (S1 abertae S2 fechada), no momento em que a rede voltar, o inversornão será habilitado automaticamente somente se a chave S1 for fechada (pulso na entrada digital liga).
Acionamento 4
Habilitação da função Avanço/Retorno:Programar DI1 para Avanço: P263 = 9 Programar DI2 para Retorno: P264 = 10Fazer com que a fonte dos comandos do inversor seja viabornes, ou seja, fazer P229=1 para o modo local .
NOTA!
A referência de freqüência pode ser via entrada analógicaAI1 (como mostrado no acionamento 2), via HMI ou qualqueroutra fonte (ver descrição dos parâmetros P221 eP222).Para este modo de acionamento, caso ocorrer uma falhada rede com a chave S1 ou S2 fechada, no momento emque a rede voltar o motor é habilitado automaticamente.DI1 - AvançoDI2 - RetornoDI3 - Local/RemotoGNDAI1 (0.4 a 20mA)GNDAI1 (0 a 10Vcc)+10VNFComumNADI4 - Sem Função/Habilita RampaS1 S21 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 123.3 Diretiva Européia deCompatibilidadeEletromagnética -Requisitos paraInstalaçõesOs inversores da série CFW-10 foram projetados considerandotodos os aspectos de segurança e de compatibilidadeeletromagnética (EMC).Os inversores CFW-10 não possuem nenhuma função intrínsecaquando não ligados com outros componentes (porexemplo, um motor). Por essa razão, o produto básico nãopossui a marca CE para indicar a conformidade com adiretiva de compatibilidade eletromagnética. O usuário finalassume a responsabilidade pela compatibilidade eletromagnéticada instalação completa. No entanto, quando for instaladoconforme as recomendações descritas no manual doproduto, incluindo os filtros e as medidas de EMC sugeridos,o CFW-10 atende a todos os requisitos da Diretiva de CompatibilidadeEletromagnética (EMC Directive 89/336/EEC),conforme definido pela norma de produto EN61800-3 -“Adjustable Speed Electrical Power Drive Systems”, normaespecífica para acionamentos de velocidade variável.A conformidade de toda a série CFW-10 está baseada emtestes dos modelos representativos. Um arquivo técnico deconstrução (TCF-"Technical Construction File") demonstra acompatibilidade de todos os modelos
Instalação:
Conexão dos filtros de EMC - condição geralOs itens a seguir são necessários para ter uma instalação conforme:
1) O cabo do motor deve ser blindado ou instalado dentro deum conduíte (eletroduto) ou canaleta metálica de atenuaçãoequivalente. Aterre a malha do cabo blindado/conduíte metáliconos dois lados (inversor e motor).
2) Os cabos de controle e sinal devem ser blindados ou instaladosdentro de um conduíte (eletroduto) ou canaleta metálicade atenuação equivalente.
3) O inversor e o filtro externo devem ser montados próximossobre uma chapa metálica comum. Garanta uma boa conexãoelétrica entre o dissipador do inversor, a carcaça metálicado filtro e a chapa de montagem.
4) A fiação entre filtro e inversor deve ser a mais curta possível.
5) A blindagem dos cabos (motor e controle) deve ser solidamenteconectada à chapa de montagem, utilizando braçadeirasmetálicas.
6) O aterramento deve ser feito conforme recomendado neste manual.
7) Use fiação curta para aterramento do filtro externo ou inversor.Quando for utilizado filtro externo, aterre apenas ofiltro (entrada) - a conexão do terra do inversor é feita pelachapa de montagem.
8) Aterre a chapa de montagem utilizando uma cordoalha, omais curta possível. Condutores planos (exemplo:cordoalhas ou braçadeiras) têm impendância menor emaltas freqüências.
9) Use luvas para conduítes (eletrodutos) sempre que possível.
DESCRIÇÃO DETALHADA DOS PARÂMETROS
Faixa[Ajuste fábrica]Parâmetro Unidade Descrição / ObservaçõesNOTA!
1) Local/Remoto = aberta/0V na entrada digital respectivamente
.2) P263 a P266=1 (sem função ou habilita geral) funcionada seguinte forma:- se a fonte dos comandos for os bornes, ou seja,se P229=1 para o modo local ou P230=1 para omodo remoto, a entrada entrada digital selecionadafunciona como habilita geral;- caso contrário, nenhuma função é atribuída à entradaentrada digital selecionada.
3) A seleção P263 a P266 = 16 / 17 (EP), P263 aP266=18/19 e/ou P263 a P266=22/23, necessitaque se programe P221 e/ou P222=2.4) A seleção (P263 ou P264) e/ou P265 e/ou P266=7/8 (multispeed) necessita que se programe P221e/ou P222=6.5) A seleção P263 a P266=26 necessita que se programeP221 e/ou P222=7.6) A seleção P263 a P266=27 necessita que se programeP203=1.7) Se for desejado tempos de aceleração edesaceleração diferentes para uma dada condiçãode operação (por exemplo, para um jogo defreqüências ou para um sentido de giro) verificar apossibilidade de utilizar as funções multispeed com2a rampa e avanço/retorno com 2a rampa.
4) Somente poderá haver uma entrada digital programadapara cada função, caso seja programadamais de uma entrada haverá indicação do erro deprogramação (E24).